Serviços oferecidos

Consultoria em Java e Engenharia de Software

Aproximadamente, 75% das pequenas e médias organizações desenvolvedoras de software brasileiras fecham num intervalo de até três anos após iniciarem suas atividades. As organizações desenvolvedoras de software buscam maximizar suas vantagens competitivas como forma de sobreviver à concorrência e se manterem no mercado. Produzir softwares com maior qualidade, em menor tempo e com menor custo são vantagens competitivas almejadas pelas organizações, pois objetivam a satisfação de seus clientes com os softwares produzidos e com suas condições de produção.

Uma das abordagens mais reconhecidas que podem ser utilizadas para maximizar estas vantagens competitivas, dentre outras, é a melhoria dos processos utilizados para produzir software. Através de melhorias nos processos de desenvolvimento de software, as organizações melhoram os produtos gerados por estes processos e aperfeiçoam os processos, construindo assim, software com mais qualidade, em menor tempo e com menor custo.

“One who develops software better, cheaper, and faster will become the leader with enormous economic advantage. The key to success in software development will depend upon the software process used to build them”

Raman,S,It is Software Process: Next Millennium Software Quality Key, IEEE AES Systems Magazine, Junho 2000

  • Consultoria para implementação de melhorias de processos de software. Implementador credenciado de processos de engenharia de software MPS.BR, membro da equipe de implementadores da COPPE/UFRJ e da Implementum e Certified ScrumMaster pela Scrum Alliance.
  • Consultoria e apoio no desenvolvimento de projetos desktop e web utilizando tecnologias Java (Java SE e Java EE), Oracle Certified Associate, Java SE 5/SE 6 e Java Black Belt.

Cursos e treinamentos em tecnologias e frameworks Java

Em geral, os treinamentos oferecidos no mercado são caros e organizados em módulos predefinidos. Desta forma, um módulo pode ser ao mesmo tempo incompleto para as necessidades de um projeto e abrangente demais, gastando recursos com tópicos desnecessários.

Devido a isto, quando uma empresa decide adotar uma nova tecnologia ou precisa treinar novos funcionários na tecnologia que utiliza, geralmente encontra um elevado custo de treinamento pois os cursos são pagos individualmente para cada funcionário e geralmente são necessários vários módulos, em dias e horários também predefinidos.

Uma alternativa é a contratação de um instrutor experiente, que fará o levantamento dos conhecimentos necessários e elaborará um treinamento personalizado, de acordo com a necessidade da empresa.

Ao mesmo tempo que o tempo de treinamento diminui, diminuem também o tempo gasto pela equipe em aprender os tópicos necessários e o custo da organização, que treina, de uma vez, vários funcionários. Os treinamentos podem ser completamente personalizados, podendo até envolver exercícios práticos.

Funcionários que recebem treinamento são mais produtivos, mais motivados e mais comprometidos.

Faça um orçamento do treinamento da sua equipe sem custos e sem compromisso entrando em contato.

Os tópicos abaixo são exemplos de assuntos que podem ser personalizados, reduzindo-se conteúdo. Por exemplo, pode-se escolher alguns padrões de projeto apenas ou retirar de Java SE os assuntos ligados a interface gráfica desktop quando a empresa só trabalha com software web.

  • Orientação a Objetos
  • Padrões de Projeto
  • Java Standard Edition (1.4, 5.0, 6.0)
  • Java Enterprise Edition (1.3, 1.4, 5.0 e 6.0)
  • Frameworks, servidores e ferramentas populares
    • Hibernate, JPA, Prevayler
    • JFreeChart, JasperReports, iReport
    • ZK, RichFaces, PrimeFaces, Facelets
    • JUnit, TestNG, JSFUnit, Log4J
    • JBoss, Tomcat
    • Eclipse com WTP, Ant

Conforme dito anteriormente, estes são apenas exemplos. Pode-se optar por tópicos como EJB3, JMS, JPA, JDBC, JSF, etc.

Provas com ou sem gabarito também podem ser elaboradas para auxiliar na identificação das necessidades de treinamento, avaliação de candidatos para contratação, etc.